terça-feira, 24 de março de 2009

Chá previne AVC

Beber três chávenas por dia reduz 21 % do risco·


Estudo realizado a 195 mil pessoas de seis países.
O consumo de três ou mais chávenas de chá por dia reduz·21 por cento o risco de ter um AVC (acidente vascular cerebral). A conclusão é de um estudo realizado a cerca de 195 mil indivíduos de seis países e organizado pela Universidade da Califórnia, Los Angeles, nos Estados Unidos. A investigação, que contou com o apoio do Lipton Institute of Tea, decorreu nos Estados Unidos, Austrália, Japão, China, Holanda e Finlândia e comparou indivíduos que consumiam uma chávena de chá com os que bebiam três ou mais por dia.


Com este estudo acrescenta-se mais um beneficio ao consumo de chá preto e verde, além dos já conhecidos:"Têm uma acção desintoxicante e purificadora, são ricos em antioxidantes, promovem o bom desempenho cognitivo, fomentam a boa saúde oral e são muito ricos em catequinas (sobretudo o chá verde), capazes de reduzir a gordura na zona abdominal".


A investigação, que analisou mais de 4300 AVC, permite concluir que estes chás protegem várias funções cerebrais. "A estrutura química da teanina ajuda a preservar o entotélio - parede, dos vasos sanguíneos - cerebral, demonstrando também um poderoso efeito neuroprotector", explica um especialista. E recorda um estudo realizado nos Estados Unidos, que envolveu mais de 20 mil indivíduos, e que conclui que "os consumidores de chá têm normalmente um estilo de vida mais saudável que os consumidores de café".


Além de teanina e antioxidantes, o chá contém também cafeína, mas em menor quantidade que o café. E, embora ainda haja quem diga que a cafeína faz mal, "há estudos científicos que indicam que o seu consumo moderado pode ter efeitos benéficos no cérebro". "Pode ajudar-nos a ter mais concentração".



Resultados de alguns estudos




As mulheres consomem mais chá que os homens.
Chá preto: 61% mulheres e 39% homens
Chá verde: 65% mulheres e 35% homens
FONTE: MILLWARDBROWN, AGOSTO 2007 (AMOSTRA soo PESSOAS)



O segmento de chás verde tem um crescimento de vendas de 17%, o crescimento do chá preto está estagnado, embora tenha aumentado nos últimos dois meses de 2008. FONTE: NIELSEN, 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário