segunda-feira, 12 de abril de 2010

Disfunções e Deficiências do Sistema Imunitário

Uma das características mais importantes do sistema imunitário é a capacidade de reconhecimento do próprio frente ao estranho.

Esta capacidade é conhecida como tolerância.
Quando o sistema imunitário age de modo incorrecto, por defeito ou por excesso, a tolerância está afectada e aparecem diferentes tipos de doenças, como:

  • A auto imunidade, na qual o sistema imunitário identifica como estranhos as próprias células do corpo, por ex.: psoríase, esclerose múltipla, lúpus eritematoso, etc. ...

  • As imunodeficiências produzidas pela falta de actuação do sistema imunitário. Primárias ou congénitas que produzem uma alteração genética derivada da produção defeituosa de linfócitos tendo como ex. a Imunodeficiência Severa Combinada (SICS) e secundárias ou adquiridas que podem aparecer ao longo da vida de qualquer pessoa como consequência de infecções viricas por ex. HIV/Sida ou por lesões graves do sistema: má nutrição, abuso de drogas ou doenças como leucemia ou por tratamentos médicos, como a quimioterapia.


  • A hipersensibilidade é uma disfunção do sistema imunitário que produz uma resposta imunitária frente a uma substância inócua como por ex., o pólen os ácaros do pó, etc. … e a reacção que se produz é conhecida como alergia ou hipersensibilidade como a asma

Sem comentários:

Enviar um comentário