sexta-feira, 2 de abril de 2010

Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) - O que é ???

Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença crónica inflamatória de causa desconhecida, que apresenta modificações importantes no sistema imunológico da pessoa.

Na verdade, alguém que tem LES, desenvolve anticorpos que reagem contra as suas próprias células sadias, podendo afectar principalmente órgãos como a pele (lesão em forma de borboleta na área nasal), coração, pulmão, rins (insuficiência renal crônica) etc., além das articulações. As mulheres são as principais vítimas da doença.

A Medicina Integrativa considera LES, uma doença degenerativa relacionada, portanto, com a acumulação de Radicais Livres no organismo.

Os sintomas variam muito em cada paciente e vão desde febre, cansaço, perda de apetite, dores musculares e manchas vermelhas na pele, até danos em órgãos vitais. O diagnóstico é feito com exames clínicos e laboratoriais.

Para quem tem dúvida se é ou não portador de Lupus, algumas questões podem ajudar.

É importante ficar atento a dores ou inflamações nas articulações por mais de três meses, pequenas inflamações na boca ou nariz por mais de duas semanas, entre outros indícios.


De qualquer modo, a visita ao médico é de extrema importância para um diagnóstico mais preciso. A Pesquisa de células LE e Fator Anti-Núcleo são exames de sangue decisivos para confirmação.
Infelizmente, não há um remédio específico para o Lupus e o tratamento convencional envolve uma série de medidas, entre medicamentos (Corticóides) e normas para que se viva bem.

Mas nem a cura nem mesmo a melhoria de sintomas é garantida.

1 comentário:

  1. O Lúpus tem se tornado mais conhecido ultimamente,e isso é bom,pois alerta as pessoas.Principalmente as mulheres,maiores afetadas pela doença.Quem tem lúpus precisa ser muito vigilante com sua saúde,com os hábitos de tomar sol,manter acompanhamento médico.Acho que como é uma doença crônica deve ser difícil conseguir um bom plano de saúde,que aceite o paciente. Mas acho que posso ajudar,deixando um link para vocês darem uma olhada.

    http://bit.ly/a2ayKK

    ResponderEliminar