quinta-feira, 20 de maio de 2010

Células “NK” - Natural Killer. O que são?

A tradução literal para Natural Killer é “Assassino Natural”, logo, os linfócitos NK são células “matadoras naturais”, ou células “assassinas” e compõem entre 10 a 15% dos linfócitos do sangue.

As células NK são as células de defesa do Sistema Imunitário que têm a função de reconhecer células estranhas ao organismo, células infectadas por vírus ou com algum tipo de alteração que possa propiciar o surgimento de um cancro.

Elas causam a lise* [destruição] de células tumorais ou infectadas por vírus impedindo-as de activar algum antígeno activador da resposta imunológica específica.

Estas respostas são conhecidas como Resposta Imune Inespecífica, já que não há reconhecimento de epítopos nem a geração de células monoclonais específicas ou qualquer outra memória imunológica que seja específica.

As células Natural Killer também causam a lise de células cobertas pelo IgG, função conhecida por Citotoxidade celular dependente de anticorpo.
.
* lise [Do grego Wsis. - Substantivo Feminino]. Patologia: Destruição, como a que ocorre em células, incluindo bactérias.



Sem comentários:

Enviar um comentário