quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Visão geral do Sistema Imunitário

O sistema imunitário é composto por mais de um trilião de células com um peso total de cerca de 1 kg. Apresenta três propriedades fundamentais:

1 – Possui a capacidade de reconhecer substâncias estranhas ao organismo, como são os vírus, as bactérias e outros parasitas.

2 – Possui a capacidade de reagir especificamente perante as características dos agentes agressores.

3 – Possui a capacidade de reter informação sobre os agentes agressores, utilizando essa mesma informação no combate a futuras ameaças.


Muitos agentes infecciosos sofrem constantes mutações, o que faz com que o nosso sistema imunitário muitas vezes não os reconheça. Esta é a razão porque somos tão vulneráveis a infecções virais como constipações e gripes. Alguns parasitas também se transformam rapidamente para fugir às nossas defesas imunológicas. Devido a este tipo de mutações, muitas vítimas da malária sofrem ciclicamente com os sintomas da doença. Cada mutação que altera a aparência de um vírus ou parasita tem de ser combatida por uma reacção imunológica específica.

No seio do sistema imunitário existem duas formas de responder perante substâncias estranhas ao organismo:

1 – Reacção Imunológica Humoral, que incrementa a produção de imunoglobinas, os chamados anticorpos.

2 – Resposta Imunológica Celular, ou imunidade medida por células (IMC). Esta resposta depende da comunicação estabelecida entre os vários tipos de células do sistema imunitário (Linfócitos).

Sem comentários:

Enviar um comentário